SÍMBOLOS de CASAMENTO e SEUS PORQUÊS



Hoje iremos falar de um assunto que eu gosto muito os casamento. 
São dicas bem bacanas sobre como planejar a festa sem aborrecimentos. O tema agora é sobre os símbolos da festa mais importante na vida de qualquer casal.
Existe um rico significado por trás de cada objeto e cada gesto das cerimônias de casamento, trazidos ao longo dos séculos de diferentes culturas. 
Uma imensa carga de esperança e desejos foram depositadas nestes símbolos por inúmeras gerações. O desejo de amar e de ser amado; de prosperar, de ter um futuro melhor para os seus descendentes… os símbolos do casamento falam dessa realidade humana a todo instante.
simbologiadocasamento Os símbolos que vão fazer parte da sua cerimônia de casamento e seus porquês
Véu e grinalda: O uso da indumentária remonta a várias religiões, já tendo sido usado como proteção em todo o corpo. Na Grécia antiga, colocava-se um véu amarelo sobre a noiva, para escondê-la dos maus espíritos. Em quase todas as religiões celebram o casamento na dimensão do sagrado, encontra-se a referência ao véu.
Já a grinalda era uma forma de diferenciar as noivas – nos templos cristãos –A grinalda conferia à noiva um status especial.
Os anéis Alianças simbolizam união eterna porque, assim como não se pode precisar começo ou fim, também naquele relacionamento, a união deve ser para sempre. Para os místicos, poderes mágicos são associados a este objeto, que é visto como protetor simbólico da união. 
Cor branca: Simboliza castidade e pureza.  Hoje, o tom champanhe, marfim e off-white, além do tradicional, são muito procurados pelas noivas. Curiosidades: em algumas sociedades orientais a cor vermelha é a que representa a pureza.  E o branco, luto.
Marcha Nupcial: Foi a rainha Vitória que lançou essa moda..O músico Felix Mendelssohn foi incumbido por ela de compor algo especial para essas ocasiões. Em 1842, a obra foi oficialmente apresentada à corte, impressionando a todos os presentes pela imponência de seus acordes. O reconhecimento mundial veio quando foi executada no casamento de uma das filhas da mesma rainha Vitória, em 1858.
Arroz: Símbolo da fartura e da fertilidade, jogar arroz sobre os noivos é um costume proveniente da China que se espalhou pelo mundo. O ato é uma forma de desejar bênçãos aos noivos.
Buquê de flores: As noivas romanas tinham como principal ingrediente de seus buquês as ervas aromáticas. Acreditava-se que o uso espantava os maus espíritos. O conhecido momento de jogar o buquê é uma forma de desejar as demais convidadas a mesma alegria e sorte vivenciada pelos noivos.
 Grego: No casamento grego, por exemplo, os convidados formam dois círculos em volta da noiva, para dançarem, atirarem dinheiro e quebrarem pratos, para dar sorte. E a noiva ainda carrega um torrão de açúcar em uma das luvas, para ter uma vida doce.
India: O casamento na Índia, é um acontecimento à parte. Os noivos viram atrações especiais, com tatuagens pelo corpo e indumentárias de luxo. O ponto alto da cerimônia são as juras na frente do fogo.
Cada cultura celebra o amor conforme sua história, não é mesmo?

0 comentários:

Postar um comentário