Pedagogia realiza ciclo de palestras
Evento celebra primeiro ano de projeto realizado em parceria com APAE Indaiatuba
O projeto Histórias para Inclusão, uma parceria entre o curso de Pedagogia e a APAE Indaiatuba, está completando, este mês, um ano de existência e, para celebrar a data, será promovido um ciclo de palestras, nos dias 20 e 21 de maio, no Auditório da Prefeitura de Indaiatuba, com entrada gratuita e aberta a toda população; e um Laboratório de Vivências Inclusivas para os alunos do curso de Pedagogia, no dia 22 de maio, na própria Faculdade. A abertura oficial do primeiro dia do evento contará com a presença do prefeito Reinaldo Nogueira.
O ciclo de palestras interdisciplinares contará com a participação de quatro profissionais, sendo que serão realizadas duas palestras por dia. Na segunda-feira, dia 20, os palestrantes convidados serão: a fonoaudióloga Selma Domingues El Hage, que abordará o tema Interfaces da reabilitação e educação especial; e professora Rosa Virgínia Wanderley Diniz, que é coordenadora do projeto com a APAE e falará sobre Cidadania e inclusão social da pessoa com deficiência; na terça-feira, dia 21, os temas abordados serão Deficiência Intelectual: Práticas e Desenvolvimento, com o educador físico Paulo Longano Mesquita de Oliveira; e Direitos da pessoa com deficiência, com o advogado Augusto Sérgio Cruz de Toledo. Nos dois dias o evento terá início às 19h30.
Na quarta-feira, dia 22, a partir das 19h30, acontecerá um Laboratório de Vivências Inclusivas com diferentes atividades, entre elas jogos esportivos com cadeiras de rodas e com bolas que emitem sons, atividades lúdicas com olhos vendados e algumas ações de comunicação sem verbalização. A atividade será realizada no Centro de Convivência, ao lado da cantina da Faculdade.
Iniciado em maio de 2012 o Histórias para Inclusão desenvolve sensibilidades pedagógicas e educacionais nos alunos do curso a partir da prática de ‘contação’ de histórias para crianças portadoras de necessidades especiais. A atividade ocorre no espaço destinado à espera das mães e crianças/pacientes no ambulatório da APAE Indaiatuba, e para realizá-la, os alunos de Pedagogia utilizam-se da biblioteca infantil existente, e lá contam histórias e interagem ludicamente com as crianças. “Com esse projeto buscamos fomentar práticas que favoreçam a inclusão de crianças com necessidades especiais, preparar o aluno de Pedagogia para o contato com as diversas peculiaridades das crianças portadoras de deficiências, desmistificando a área de educação especial, além de desenvolver as habilidades de ‘contação’ de histórias, lembra a professora responsável pelo projeto Rosa Virgínia Diniz.
SERVIÇO
Ciclo de Palestras
Local Auditório da Prefeitura de Indaiatuba - Avenida Engenheiro Fábio Roberto Barnabé, 2800
Informações: (19) 3885 9900
Data: Segunda-feira (20/05)
19h Interfaces da reabilitação e educação especial
Palestrante: Selma Domingues El Hage (fonoaudióloga)
20h30 Cidadania e inclusão social da pessoa com deficiência
Palestrante: Professora Rosa Virgínia Wanderley Diniz
Data: Terça-feira (21/05)
19h Deficiência Intelectual: Práticas e Desenvolvimento
Palestrante: Paulo Longano Mesquita de Oliveira (educador físico e pesquisador em inclusão das pessoas com deficiência)
20h30 Direitos da pessoa com deficiência
Palestrante: Augusto Sérgio Cruz de Toledo (advogado e pesquisador em Direitos da Pessoa com Deficiência)
Data: Quarta-feira (22/05)
19h30 Laboratório de Vicências Inclusivas
Local: Centro de Convivência Faculdade Max Planck
0 comentários:
Postar um comentário