PROJETO BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS RECICLÁVEIS

Olá meninas, hoje tem uma postagem diferente do comum, mais é um assunto que eu conheço muito bem. Projetos educacional para educação infantil, é maravilhoso ter essa profissão e poder compartilhar as coisas fofas que produzimos durante o ano letivo. 


PROJETO BRINCADEIRAS E BRINQUEDOS RECICLÁVEIS

Justificativa:
Este projeto é para ser trabalhado com a turma do integral, durante dois meses.
Pelo grau de importância das brincadeiras na educação infantil, consideramos os brinquedos recicláveis uma ideia prática e coerente para enriquecer algumas brincadeiras realizadas durante a tarde no integral.
Serão utilizados brinquedos simples que podem ser construídos com material reciclado, demonstrando que é possível substituir os brinquedos eletrônicos e enriquecer esses momentos de brincadeiras.
A iniciativa desse projeto tem o objetivo de despertar nas crianças a responsabilidade e a consciência ambiental desde os anos iniciais para que as mesmas já cresçam com este pensamento.
Consumimos um grande número de produtos que vêm em embalagens descartáveis, e a maior parte destes produtos são inutilizados e jogados fora.
Costuma-se chamar de sucata esse material descartável, cujo destino é o lixo.

Objetivo: 
Conscientizar a equipe escolar, os alunos e a comunidade de que “cada um de nós, brasileiros, produzimos mais ou menos 500 gramas de lixo todos os dias. Parece pouco, mas é só fazer as contas, todos os dias, esse lixo vira um bolão de milhões de toneladas!!! Só na cidade de são Paulo, uma das maiores do mundo, são produzidas 12 mil toneladas por dia.”

Objetivos específicos:
·         Incentivar a separação de lixo e a reciclagem;
·         Reconhecer diferentes tipos de materiais;
·         Desenvolver a coordenação motora;
·         Aprender a construir brinquedos com material reciclável;
·         A oportunidade do aluno usar e desenvolver a criatividade;
·         Esclarecer os conceitos de “redução”, “reutilização” e “reciclagem” com o recurso do cd
·         Conscientizar para a preservação do meio ambiente;

Atividades:
·         Vamos colocar cartazes explicativos na parede com as brincadeiras e seus objetivos. Fotos da montagem do projeto no computador com slides. 

·         Matriz gato de palitos e leitura do livro gato de botas.

·   Confecção do fantoche de jacaré de caixa de leite para cada aluno - música eu conheço um jacaré exposto em um livro gigante.
· Confecção de um pato para cada aluno para representar a brincadeira pato-ganso. As crianças vão pintar o pato e colar na lagoa de cd.

·Confecção do sapo feito de prato de papelão e palito de sorvete - Música o sapo jururu.  
· Confecção de uma máquina fotográfica para cada aluno com caixa de leite e rolinhos de papel higiênico pintado de tinta guache.

· Confecção de um violão com caixa de sapato e barbante decorada com tinta guache.
· Confecção de uma centopeia gigante feita CD para decoração do projeto. Decorar o CD com tinta acrilex e cola colorida.



Recursos utilizados:
Garrafas pet, barbante, durex colorido, caixa de papelão, canetas hidrográficas, durex grosso, guache, folha sulfite, E.V.A, papel crepom, color set, cartolina, cola branca, cola bastão, cola quente, prato de papelão, papel pardo, mesa, giz de cera, entre outros recursos básicos.










Beijos da Jaque

2 comentários:

  1. Que projeto bacana! Gosto muito de ideias assim que estimulem a criatividade além de consciência ecológica, além das crianças perceberem que podem se divertirem com muito pouco.
    bem legal, parabéns :)

    Beijos,
    http://meroodetalhe.blogspot.com.br/
    ps. Estou sem conseguir responder meus cometários no blog, muito triste, mas tentando resolver o mais breve possível! :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carla Bianca! Esse projeto realmente é completo e ideal para os tempos atuais.
      Espero que consiga solucionar logo seu problema com o blog!
      Beijos e volte sempre!

      Excluir